Centro de Saúde orienta sobre educação nutricional

Paulo Medina

02/08/2020

Profissionais do Centro de Saúde União dos Bairros do Vida Nova, têm orientado a população sobre a importância da educação nutricional para hábitos saudáveis e ajudar a combater doenças como a diabete, por exemplo. A orientação visa explicar sobre a necessidade de

variar a oferta de alimentos a fim de contribuir para a formação de hábitos alimentares e aporte de vitaminas e minerais em fases de desenvolvimento.


A nutricionista Beatriz Leme Cardoso, orienta: “Realize de 5 a 6 pequenas refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Coma frutas com casca e bagaço sempre que possível. Procure consumi-las como sobremesa ou nos lanches, acompanhadas de leite ou iogurte, de preferência desnatados,  ou ainda com alimentos ricos em fibras como aveia ou farelo de linhaça”, orienta a profissional de saúde.


O conselho é para consumir por refeição apenas um alimento do grupo alimentar  dos pães, macarrão, mandioca, arroz, batata, inhame, farofa. “Coma frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras como aveia e alimentos integrais. Evite o consumo de doces, frituras e  alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos, batata chips, sorvetes, refrigerantes, sucos, linguiça, mortadela, presunto, salsicha, nuggets'. Faça uso moderado de óleos e gorduras para o preparo das refeições”, frisa Beatriz.

 

Introdução alimentar 

Para a introdução alimentar de bebês as dicas são as papinhas. Nelas devem ter consistência de purê, não se pode peneirar ou liquidificar os alimentos, deve-se aumentar gradativamente a consistência e não é aconselhável usar sal ou temperos.
 

Jornal Legal © 2020 - Todos os direitos reservados