CORONA VÍRUS >>> Fiscalização no Ouro Verde notifica 28 comerciantes

01/04/2020

A Guarda Municipal de Campinas e fiscais do Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) encerraram por volta das 18h30 desta terça-feira, dia 31 de março, operação na região do Distrito do Ouro Verde para acompanhar o cumprimento das medidas da quarentena em Campinas. 

 

Durante a ação, foram realizadas 28 notificações de comércios não essenciais que ainda estavam abertos e 24 orientações a estabelecimentos que não estavam adequados às normas do decreto, como restaurantes e padarias, que podem fornecer alimentação e realizar entregas, mas não permitir consumo no local.

 

As operações dos serviços municipais têm como objetivo o cumprimento do decreto municipal 20.782, do dia 21 de março, que estabeleceu medidas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus em Campinas a partir do dia 23 de março.

 

A Guarda Municipal estava com um efetivo de 13 viaturas e 60 homens. O Departamento de Urbanismo da Seplurb disponibilizou 14 fiscais.

Decreto

Pelo decreto 20.782, a determinação é fechar estabelecimentos que não prestam serviços essenciais. Inicialmente, a quarentena termina no dia 12 de abril, mas a medida pode ser prorrogada. O principal objetivo é evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade. As pessoas devem evitar sair às ruas. Trânsito de pessoas somente em casos de extrema necessidade. Apenas setores essenciais do comércio poderão funcionar, como lojas de gêneros alimentícios, farmácias e produtos de limpeza.

 

Quem quiser denunciar comércio aberto irregularmente ou aglomeração de pessoas, pode ligar no telefone do serviço 156 da Prefeitura Municipal de Campinas. As ocorrências serão encaminhadas para os setores de fiscalização do município. 

 

Informações sobre o coronavírus, orientações e medidas preventivas que estão sendo adotada em Campinas para combater a pandemia podem ser conferidas no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/