Moradora do Dic 6 superou duas vezes o câncer de mama 
e representa a luta e a superação da mulher brasileira 

Paulo Medina

14/03/2020

Março o mês da mulher. A moradora do Dic 6, Maria Helena Ferreira, 69 anos, representa a luta e a superação da mulher brasileira. 
Em Campinas há 45 anos, Maria Helena é casada com Wladimir Américo e tem dois filhos: Ricardo Matiazzo e Marcos Matiazzo.

São três netos: Vinicius, Murilo e Ana Clara.


Aposentada da Prefeitura Municipal de Campinas,  prestando Serviço no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti durante 30 anos, hoje ela

realiza trabalho social no Grupo Rosa e Amor de Valinhos que atende mulheres que passarão e estão passando pelo Câncer de Mama. 
“Sou bicampeã de câncer de mama, um há 20 anos e outro há 3 anos. Fiz quimioterapia e radioterapia, hoje sou uma vitoriosa, pois consegui vencer o câncer graças a Deus”, disse.


Para ela ainda falta a conquista de mais direitos para as mulheres, especialmente na área da saúde pública. “Não só a mulher, mas todos devem ter direito à assistência de saúde. No que se refere a mulher, o acesso aos exames contribui para um diagnóstico precoce, o que muitas vezes traz cura. Muitas mulheres trabalham fora, cuidam dos filhos e ainda cuidam da casa, deixando de cuidar da sua própria saúde. Quando ela ainda enfrenta a demora no sistema de saúde, ela não faz os exames, que é a forma de diagnóstico. E quando essa mulher adoece ela enfrenta muitas dificuldades, que o mercado de trabalho muitas vezes não compreende. São as questões emocionais,

a debilidade física, sua imagem corporal, limitações para o trabalho. Portanto nesse momento ela precisa de um atendimento amplo de saúde e muitas vezes uma readequação na sua vida, que vai desde o trabalho a sua vida pessoal”, afirmou. 


Ainda afirmou a necessidade de igualdade de salários com os homens. “Hoje as mulheres recebem menos que os homens em trabalhos idênticos”, protestou. “Gratidão por tudo que tenho. Essa é a palavra que define a minha vida”, finalizou a moradora do Ouro Verde.

Jornal Legal © 2020 - Todos os direitos reservados