Centros de Saúde de Campinas têm programação
especial para o Outubro Rosa

09/10/2018

Da redação

Para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama e a importância dos exames de diagnóstico precoce, começou na última segunda-feira, dia 1º de outubro, a campanha Outubro Rosa. Os Centros de Saúde de Campinas aderiram ao movimento e desenvolvem uma programação especial durante todo o mês de outubro.

 

 

Com o passar do tempo e o engajamento de setores cada vez mais numerosos da sociedade, o Outubro Rosa passou a ampliar
seu alcance, indo da prevenção ao câncer de mama a cuidados gerais com a saúde da mulher. Em sintonia com essa nova orientação, os Centros de Saúde de Campinas estão promovendo várias ações, como rodas de conversa para aconselhamento
sobre prevenção de doenças.

 

 

A programação abrange, também, atendimento ginecológico, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (como HIV, hepatite e sífilis), exames de mamografia e citologia oncológica (popularmente conhecidos como "papanicolau"), entre outros.
Em algumas unidades haverá café da manhã, aulas de zumba, apresentação de teatro e sorteios de brindes.

 

 

Para realizar os exames de mama e coleta de papanicolau é necessário fazer agendamento prévio no centro de saúde mais
próximo. As demais atividades não necessitam de inscrição.

 

 

O Outubro Rosa é comemorado no mundo inteiro. Em Campinas, a equipe envolvida buscou voluntários, parceiros, empresas, instituições compromissadas com a saúde da mulher para ampliar o alcance da campanha.

 

 

A importância da prevenção

 

 

Campinas não possui fila para a realização de mamografias. O exame é feito a cada dois anos em mulheres de 40 anos ou mais, antes mesmo da idade recomendada pelo protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS), que indica o exame a partir de 50 anos.

 

 

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é consultar regularmente um médico ginecologista e manter os exames atualizados. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, e o segundo motivo de óbitos entre todas
as outras doenças.

 

 

Para os endereços e horários dos centros de saúde do município acesse: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/.

Jornal Legal © 2019 - Todos os direitos reservados