O Pilates pode ser de grande ajuda na recuperação dos movimentos de pessoas que sofreram um AVC
22/09/2025
Como é do conhecimento de muitos, um AVC (Acidente Vascular Cerebral) deixa a pessoa com seus movimentos limitados, podendo causar paralisia de partes do corpo e dificuldade para se mexer, mas o que poucos sabem é que o Pilates pode ser de grande ajuda na recuperação dos movimentos.
Segundo uma pesquisa feita em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o AVC é a segunda doença que mais causa morte no mundo.
Existem dois tipos de AVC: O Isquêmico e o Hemorrágico, sendo que o Isquêmico se trata do entupimento de uma veia cerebral, impedindo o oxigênio de fluir pelo cérebro, enquanto o Hemorrágico é o rompimento de um vaso, causando sangramento.
As limitações causadas por um AVC são variadas, tudo depende de da área que foi lesionada e de quanto tempo durou, dentre elas existem:
* Fraqueza física;
*Perca da coordenação motora;
* Perca do tato;
* Hemiplegia: perca completa da força de um lado do corpo;
* Hemiparesia: perca parcial da força de um lado do corpo.
Para a reabilitação pós AVC existem diversas recomendações, dentre as mais recomendadas está a Fisioterapia, porém o Pilates associado a Fisioterapia são pilares para essa recuperação e juntos trazem muito mais benefícios.
A prática do Pilates que realizamos na Clínica da Dra. Fernanda Almeida tem a capacidade de amenizar os danos do AVC e melhorar a qualidade de vida das pessoas, isso porque o Pilates trabalha muito a coordenação motora, a respiração, equilíbrio e a postura, visto que as habilidades relacionadas há essas funções diminuem bastante após um AVC.
O exercício monitorado por um instrutor de Pilates facilita o processo de reabilitação, fazendo com que a pessoa tenha mais autonomia e estabilidade para fazer as tarefas do seu dia a dia.
Com carinho,
Dra. Fernanda Almeida - Fisioterapeuta | Crefito: 3/ 186369-F
Fone: 19 - 99105-9560
Instagram: @dra.feralmeida
