24/06/2025
Começou em 16 de junho a aplicação da “dose zero” de vacina contra o sarampo pela Secretaria de Saúde de Campinas. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa evitar a reintrodução da doença no País diante do aumento de casos nas Américas.
Para quem
A “dose zero” é a aplicação de uma dose do imunizante para crianças de 6 meses a 11 meses. Com isso, trata-se de uma ampliação do esquema que já era formado por duas doses preconizadas: aos 12 meses (1 ano) e aos 15 meses (1 ano e três meses).
“É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças aos centros de saúde para receber a dose zero ou atualizar a caderneta. A vacina é segura e extremamente importante para evitar a reintrodução de casos em Campinas, uma cidade populosa que mantém inúmeras conexões nas áreas de ensino e outras atividades profissionais com outras cidades das Américas”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli.
Doença altamente contagiosa
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação.
A proteção é garantida pelos imunizantes SCR/tríplice viral (sarampo, caxumba rubéola) ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou dupla viral (sarampo e rubéola).
Casos em Campinas
O último caso de sarampo registrado em residente de Campinas foi em 2021, o único daquele ano. Já o último óbito pela doença foi em 1997.
Como ser vacinado
A vacina contra o sarampo está disponível nos centros de saúde (Css). Não é necessário agendamento para receber, basta apresentar documento de identidade com foto e caderneta, se tiver.
Obtenha mais informações sobre os horários das salas de vacinação e endereços das unidades básicas que estão disponíveis no link: https://vacina. campinas.sp.gov.br.