top of page

Milton Paes - 06/2024

A CEI Edenir Rodrigues de Barros, 3ª creche do programa Espaço do Amanhã, foi inaugurada neste sábado, 8 de junho, no Conjunto Habitacional Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, o DIC I, na rua Raul Guilherme Plassmann, nº 40. A unidade tem capacidade de atendimento de até 320 crianças com idades entre 0 e 5 anos com acessibilidade em todos os ambientes.

Investimento e estrutura

O investimento para abertura da unidade foi de R$ 7,59 milhões, sendo R$ 2,15 milhões para a aquisição de mobiliários que vão contribuir com as práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral das crianças. A creche conta com oito salas de aula, das quais cinco são para atendimento em período integral; sala dos professores; diretoria; copa e banheiro para os funcionários; banheiros infantis; depósito de material pedagógico; pátio coberto; refeitório; cozinha; despensa; lavanderia; parque infantil com casinha de bonecas. Todos os mobiliários e equipamentos possuem laudos técnicos de segurança, durabilidade e resistência. Os projetos arquitetônico e executivo foram feitos por meio de uma contrapartida com a construtora MRV.


O prefeito Dário Saadi participou da cerimônia de entrega da creche e destacou a estrutura da nova unidade. "É uma mega estrutura, de primeiro mundo, climatização natural, alimentação de primeira qualidade e o ensino também. Isso vai fazer diferença na vida destas 320 crianças e famílias, mais que número é a qualidade destas creches. Fila de creche sempre foi assunto dolorido na cidade, vamos criar mais de 5 mil vagas nestas 16 unidades que estamos construindo", disse.


O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, disse que está saindo do papel a meta de oferecer 5 mil vagas na educação infantil. "O projeto é compatível com a necessidade das crianças para se transformarem em cidadãs completas. A escola de educação infantil é o alicerce que vai edificar tudo o que as crianças serão no futuro. Por isso o nome "Espaço do Amanhã", afirmou.


 

Outras creches deste programa estão sendo construídas no Ouro Verde, no  Cittá di Firenze, Dic 4 e Chácara Santa Letícia.

Homenagem a Edenir Rodrigues de Barros

   

A creche no DIC I homenageou Edenir Rodrigues de Barros. Natural de Ponta Porã (MS), Edenir chegou em Campinas na década de 1970 e, 20 anos depois, se estabeleceu na região do Ouro Verde, no DIC 6, onde viveu com sua família.


Considerada uma mulher generosa e batalhadora, foi uma grande referência como liderança comunitária da região dos DICs, sempre cobrando melhorias na região, sendo inclusive uma das fundadoras do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Ouro Verde.


Edenir faleceu em 2020, vítima da pandemia de covid-19.
Seu filho, o vereador Rodrigo da Farmadic (União), esteve na inauguração com sua família, e se emocionou com a homenagem, pois sua mãe foi um exemplo de vida, de garra na qual Rodrigo se orgulha. "Agradeço a Deus pelas bênçãos em minha vida e pelo privilégio de ter tido a mãe que eu tive, por ter cuidado da nossa família, pelo exemplo de superação que ela teve na vida e o quanto ela batalhava pela região. Agradeço ao vereador Permínio Monteiro, autor da lei denominando a creche com o nome de minha mãe Edenir Rodrigues de Barros", declarou.

sala creche dic 1.jpg
>> A creche conta com oito salas de aula, das quais cinco são para atendimento em período integral; sala dos professores; diretoria; copa e banheiro para os funcionários; banheiros infantis; depósito de material pedagógico; pátio coberto; refeitório; cozinha; despensa; lavanderia;
parque infantil com casinha de bonecas
edenir rodrigo.jpg
A homenageada Edenir Rodrigues de Barros, ao centro, ao lado dos filhos Rodrigo da Farmadic e Marcelo, netos Esther e Henrique
bottom of page