Finalmente
Terminal BRT Ouro Verde
está em funcionamento
Atualizado em 14/05/2025
As obras do BRT que começaram em 2017 tinha previsão de término de 3 anos para sua conclusão, ou seja 2020. Com atraso de quase 5 anos, finalmente o sistema BRT (Bus Rapid Transit). A entrega oficial do Sistema BRT Campinas e do Terminal BRT Ouro Verde, aconteceu na terça-feira, 13 de maio, agora o sistema está 100% operacional, atendendo a todos os usuários em seus terminais e estações..
Novo terminal
Com uma área de 26 mil metros quadrados, o novo espaço do terminal BRT Ouro Verde, começou a operar em 25 de abril, para os usuários das linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).
Segundo a Emdec, a linha BRT10 que já atendia os usuários no antigo Terminal Ouro Verde, migrou o atendimento para a nova estrutura, e tem intervalos de 11 minutos nos horários de pico. Já a linha BRT11, que parte do Terminal Vida Nova até o novo Terminal, tem intervalos de 11 minutos no pico da manhã e 12 no pico da tarde.
O que se espera é que com a nova licitação do transporte público a qualidade dos serviços possa melhorar para a população. Segundo a Emdec, não há uma data prevista para a publicação do edital e término do processo de licitação do transporte coletivo de Campinas.
Você pode participar da Consulta Pública da minuta do edital de licitação, até o dia 02 de julho. Dê suas sugestões/opinião no site da (Setransp), https://campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes/pagina/consulta-publica-da-licitacao-do-transporte-2025-. ou (Emdec), em www.emdec.com.br/novotransporte.
Saiba como acessar o novo Terminal BRT Ouro Verde
O acesso ao novo terminal é feito exclusivamente por catracas eletrônicas, utilizando o Bilhete Único, QR Code impresso ou diretamente na tela do smartphone. As travessias devem ser realizadas pelas passarelas, que conectam o antigo terminal e o Hospital Ouro Verde à nova estrutura do BRT.
Veja os horários de operação das linhas no novo terminal:
BRT10:
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Partidas do Terminal Ouro Verde: entre 4h35 e 0h17.
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Partidas do Terminal Central: 5h10 e 0h47.
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Intervalos de 11 minutos nos picos.
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Cinco terminais atendidos (Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Mercado e Central) + 9 estações BRT + Corredor Central.
BRT11:
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Partidas do Terminal Vida Nova: entre 4h30 e 0h10.
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Partidas do Terminal Central: 5h15 e 0h50.
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Intervalos de 11 minutos no pico da manhã e 12 minutos no pico da tarde.
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Seis terminais atendidos (Vida Nova, Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Mercado e Central) + 10 estações BRT + Corredor Central.
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Mantêm o atendimento ao antigo Terminal Ouro Verde: 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 116, 119, 120, 122, 123, 125, 128, 129, 132, 134, 180, 196, 198, 205 e 239.
Terminal tem novas estruturas de acesso como escadas rolantes e elevadores
Localizado na Avenida Ruy Rodriguez, o novo Terminal BRT Ouro Verde é integrado ao antigo terminal e ao Hospital Ouro Verde. Entre os diferenciais estão as estruturas de acesso e circulação, já que conta com elevadores, passarelas e escadas rolantes.
Reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres e execução de sete rampas de acessibilidade, teve um investimento da Emdec em aproximadamente R$ 469 mil.
O Terminal BRT Ouro Verde integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão. As obras remanescentes do Lote 4 foram realizadas pela Compec Galasso Engenharia e Construções.
Operação gradativa do sistema
A operação completa do Corredor Ouro Verde teve como últimas etapas o início do atendimento dos terminais Vida Nova, no dia 28 de março e, agora, do Ouro Verde. Ao todo, são quatro terminais e 15 estações no Corredor Ouro Verde. Os Corredores Campo Grande (três terminais e 17 estações) e Perimetral (quatro estações) já estão 100% operacionais.
A operação gradativa do BRT campineiro começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20. Em outubro de 2023, foram criadas as linhas BRT21, BRT25 e BRT26. No Ouro Verde, a primeira linha a entrar em operação foi a BRT10, em março de 2023. E em janeiro de 2024, foram criadas as linhas paradoras BRT11 e BRT12.
Entre 2022 e 2025, a Emdec também planejou e colocou em prática a operação de quatro grandes terminais BRT: Campo Grande (outubro de 2022), Campos Elíseos (janeiro de 2024), Santa Lúcia (novembro de 2024) e Ouro Verde (abril de 2025).
Outra novidade da operação, pensada para atender a um desejo dos usuários que acessam o Centro, foi o atendimento ao Corredor Central (Rótula), que não estava previsto no projeto original.
Atualmente, atendem ao “Rótula” as linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20 e BRT25. Além disso, também a partir da demanda de usuários, em agosto de 2024, cinco das sete linhas BRT passaram a atender ao ponto de parada na Avenida Dr. Moraes Salles.
