top of page
AUTO PEÇAS OURO VERDE.jpg

Da Redação - 31/Agosto/2023

Desde setembro de 2023, não é mais necessário agendar horário para doar sangue nos postos de coleta do Hemocentro no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e na Unicamp. Os atendimentos passam a ser por ordem de chegada. A decisão foi tomada porque mais de 40% das pessoas que agendavam horários não compareciam e pessoas que tentavam agendar, e não havia vaga, deduziam estar lotado e também não compareciam, diminuindo o índice de comparecimento de demanda espontânea, segundo o hemocentro .

 

Onde doar em Campinas

Hemocentro da Unicamp

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

 

Hospital Mário Gatti

 

Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

 

Regras para doar

 

- Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.

 

- Pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez.

 

- Doadores devem pesar mais de 50 quilos, não estarem em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for doar depois do almoço, esperar três horas após a refeição.

 

- Doador não pode fumar duas horas antes ou depois da colheita do sangue.

 

- Alcoolistas crônicos, portadores de sífilis, malária ou doenças de chagas, pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.

 

- Também não podem doar pessoas que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis, tenham histórico de consumo de drogas injetáveis, tenham realizado exame de endoscopia há menos de seis meses ou tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.

 

Mais informações sobre doação de sangue podem ser acessadas no endereço:
https://www.hemocentro.unicamp.br

bottom of page