top of page

Milton Paes - 23/04/2024

Inaugurado em dezembro de 1986, no governo do prefeito Magalhães Teixeira, o projeto de criação do Bosque Augusto Ruschi foi elaborado pelo secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que na época era diretor do Departamento de Parques e Jardins da prefeitura de Campinas. 

Durante 38 anos bosque nunca passou por uma reforma

e local está degradado

Durante estes 38 anos o local não passou por uma reforma.  Conhecido como "bosquinho do DIC 1", é uma importante área de lazer para os moradores da região, mas infelizmente agoniza. O local é alvo de reclamação dos moradores sobre a depreciação do espaço. 

Anuncio da reforma em setembro de 2021

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, anunciou com exclusividade ao Jornal Legal em setembro de 2021, que no primeiro trimestre de 2022 o espaço de 26 mil metros quadrados do bosque do DIC 1, teria  a sua primeira reforma. Passados mais de 2 anos o local continua na mesma. 

Prefeitura agora diz que projeto para reforma do Bosque

está em fase final de análise de orçamento

Ao cobrar da Prefeitura de Campinas um posicionamento sobre isso, o Jornal Legal foi informado que o caso mudou de Pasta, ou seja, passou da Secretaria de Serviços Públicos para a Secretaria de Infraestrutura. A Pasta de Infraestrutura informou que o projeto para reforma do Bosque Augusto Ruschi está em fase final de análise de orçamento.

 

A próxima etapa é a aprovação pela Caixa Econômica Federal (CEF). Por ser emenda parlamentar, obrigatoriamente, o processo passa pela CEF.

 

Depois desse trâmite administrativo será iniciada a reforma que contempla o reparo do alambrado, troca da iluminação interna e substituição dos passeios que estão quebrados, no entanto não foi definida uma data aproximada para início das obras.

Recapeamento de avenidas
 
Ainda em abril de 2023, o secretário Ernesto Paulella disse que as duas das principais Avenidas do Distrito do Ouro Verde que cortam vários bairros e são artérias importantes para o fluxo de trânsito, da circulação do transporte coletivo público municipal e vias do comércio local seriam totalmente recapeadas.

 

Segundo Paulella na época as Avenidas Coaciara e Suaçuna seriam totalmente recapeadas no final do mês de maio e começo de junho.

O processo de recapeamento é a aplicação de uma nova camada de asfalto sobre a superfície existente. Passado um ano, o caso também passou para a Secretaria de Infraestrutura.  

 

A Pasta disse que o projeto de recapeamento da Avenida Suaçuna está em fase final de aprovação. A obra terá início assim que o processo estiver concluído. A avenida será recapeada em toda sua extensão.

A estimativa é de que isso ocorra em  60 dias.

Corpo de Bombeiros

Na edição de março deste ano, o Jornal Legal fez uma matéria especial sobre o projeto de instalação das bases do Corpo de Bombeiros nos distritos do Ouro Verde e do Campo Grande  por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão para essa finalidade através do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania). Sobre a sede do Corpo de Bombeiros,

o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, disse que no momento, está em discussão com a corporação o escopo principal da obra, ou seja, qual a necessidade deles. A previsão é que essa questão seja definida na próxima quinzena. Na sequência será contratada a empresa que irá elaborar o projeto e, consequentemente, a execução da obra. A previsão de início é para o segundo semestre.

BRT

Com relação às obras do lote 4 do BRT (trecho do corredor Ouro Verde que se estende até o terminal do Vida Nova), Barreiro disse que estão em pleno andamento. A principal obra desse corredor é a construção do Terminal Ouro Verde. As equipes de trabalho estão em plena atividade. A previsão de conclusão desta vez, é para o segundo semestre deste ano. 

bottom of page