top of page

Praça da Juventude no DIC 5
terá ações do Outubro Rosa

Por Milton Paes - 18/10/2023 

O Outubro Rosa é um movimento mundial com o objetivo de alertar, conscientizar e informar sobre o câncer de mama. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Perde apenas para doenças cardiovasculares.


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 74 mil novos casos da doença entre 2023 e 2025. O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre as mulheres no Brasil depois do câncer de pele não melanoma, sendo bastante identificado nas regiões sul e sudeste do país.Em Campinas, a incidência é de 72,3 casos a cada 100 mil mulheres. Entre 2010 e 2018, foram registrados 550 novos casos da doença. A cura depende do momento do diagnóstico e da agressividade, mas pode chegar a 95% dos casos de detecção precoce.

No Ouro Verde
 
No distrito do Ouro Verde, a Praça da Juventude “Pastor Alessandro Monare” , que fica no DIC 5, recebeu  no dia 21 de outubro, sábado, das 8h as 12h, uma série de atividades gratuitas da campanha Outubro Rosa em Campinas. Houve apresentação musical, aulas de zumba, step, ballet, dança de rua, música sertaneja, jogo feminino de futebol do Projeto Luxuria, Vôlei Misto,  Caminhada na Pista Interna da Praça com Grupo Elas por Ela+ leve e palestras sobre HPV e câncer de mama, realização de testes rápidos de sífilis e HIV. Avaliação de pressão arterial e glicemia, entre outros. A iniciativa teve apoio das secretarias de Saúde, Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer.


Outubro tradicionalmente recebe a cor rosa como forma de reforçar a prevenção ao câncer de mama e o Grupo SOnHe aposta na conscientização por meio de atividades lúdicas e interativas. Neste ano, a grande atração é a Roleta da Conscientização, que estará na Praça da Juventude. Ao girar a roleta, a pessoa receberá perguntas específicas sobre o câncer de mama e terá acesso às respostas, conhecendo mais sobre a doença.


A Campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Grupo SOnHe, traz o tema “Mulheres Verdadeiras” e reforça o apelo à sigla AME – Alimentação Saudável, Movimente-se, Exames Médicos em Dia. Por meio dessa mudança de estilo de vida, as mulheres dedicam mais tempo ao autoconhecimento, garantindo mais cuidado e atenção ao seu dia a dia, por meio de hábitos saudáveis, tão importantes na prevenção do câncer e outras doenças.


O Grupo SOnHe - Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer em Campinas.


Durante todo o mês estão previstas mamografias na unidade fixa do Hospital de Amor (35 vagas por dia até 31/10) e na unidade móvel do hospital (carreta, 50 vagas por dia), que ficará estacionada no Parque das Bandeiras, até 31 de outubro. Os agendamentos estão sendo feitos pelo telefone 160.


Os exames são direcionados  para moradoras de Campinas e não é preciso ter encaminhamento por unidade de saúde. O público-alvo é formado por mulheres com idade entre 40 e 49 anos que fizeram o exame há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 que realizaram há mais de dois anos.


No dia marcado é preciso levar a mamografia anterior (se tiver), RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Todos os documentos, exceto o exame, são obrigatórios.

bottom of page