top of page

Roberto Auresco - 23/01/2025

As obras do BRT começaram em 2017 e a previsão era de três anos para a conclusão, ou seja 2020. Com atraso de 4 anos, finalmente as obras foram finalizadas no final de dezembro, informou a prefeitura.


Com todo este atraso moradores e comerciantes do Ouro Verde, que estão próximos aos locais das obras sofreram com os transtornos causados pelas demora das obras. Isso sem contar o gargalo no trânsito onde ocorrem as intervenções o que dificultou a vida de quem transitou por essas vias.


Os trechos remanescentes vão começar a ser operados ainda no primeiro semestre de 2025, entre abril ou maio. Os serviços concluídos contemplam obras do lote 2 e do lote 4 (Ouro Verde) e tiveram investimento de R$ 57,4 milhões. 


Segundo a administração municipal, do lote 2, foram finalizados os trechos viários com piso de concreto dos corredores entre o hospital da PUC e a estação Ipaussurama/ Shopping das Bandeiras e a estação até o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, além da estação em frente ao shopping. 

Corredor Ouro Verde


O lote 4 (Corredor Ouro Verde) foram finalizadas as obras remanescentes como o Centro de Controle Operacional do Terminal Vida Nova; os Terminais Ouro Verde e Vida Nova e a Estação Capivari. 


O período entre o fim das obras e o início da operação será utilizado para preparação dos terminais e estações para utilização da população, incluindo, por exemplo, orientações de deslocamento dos passageiros. 


Com investimento de R$ 555 milhões, sendo R$ 295,8 milhões da União mais R$ 260,1 milhões da Prefeitura de Campinas, o projeto do BRT Campinas teve início em 2014 com a primeira assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal. 

Obras divididas em lotes

As obras foram divididas em lotes. Cada um deles contempla parte dos corredores do transporte coletivo. São três corredores: Ouro Verde (14,6 km de extensão, 16 estações e 3 terminais); Campo Grande (17,9 km, 17 estações e 3 terminais) e Interligação Perimetral (4,1 km, com 4 estações). 


Lote 1 - Trecho 1 do Corredor Campo Grande e Corredor Perimetral. Entre os terminais Mercado e Campos Elíseos - leito férreo - 8,4 km;


Lote 2 - Trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Entre a Vila Aurocan e o Terminal Itajaí - Av. JBD - 13,6 km;


Lote 3 - Trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Entre os Terminais Central e Campos Elíseos - Av. das Amoreiras - 4,8 km;


Lote 4 - Trechos 2 e 3 do Terminal Ouro Verde. entre os terminais Campos Elíseos e Vida Nova - Av. Ruy Rodrigues - 9,8 km. 

O que já está funcionando

 

Atualmente, o BRT Campinas já transporta mais de 74 mil passageiros por dia útil. A operação gradativa das linhas BRT teve início em novembro de 2022.

Região do Campo Grande

O BRT Campo Grande funciona com quatro linhas: a BRT20 e 21; partindo do Terminal Campo Grande; e a BRT 25 e 26; partindo do Terminal Satélite Íris. 
Dessas, duas linhas (BRT20 E BRT25) são paradoras e fazem o Corredor Central (Antigo Rótula); duas linhas (BRT21 e 26) são semiexpressas e param apenas em algumas estações e não circulam no Corredor Central.

Região do Ouro Verde 

O BRT opera com duas linhas, a BRT 10, saindo do Terminal Ouro Verde; e a BRT11, saindo do Terminal Vida Nova
Já o BRT Perimetral funciona com a linha, BRT12, saindo do terminal Santa Lúcia e circulando o Corredor Central.
São 37.054 passageiros por dia útil. Economia de tempo é de 10 minutos em relação às linhas tradicionais. 

No Corredor Ouro Verde foram finalizadas as obras remanescentes como a estação 
de transferência e outras nas proximidades do Terminal Ouro Verde e Vida Nova

Foto - Crédito: Carlos Bassan

Quer Vender | Comprar | Alugar | Imóvel | Veículo | Entre Outros?

Anuncie nos CLASSIFICADOS *GRÁTIS de nosso jornal impresso

Clique aqui!

whatsapp-logo-1.png

 *Grátis apenas para particular e com limite de toques - Consulte-nos!

Jornal Legal - Campinas - São Paulo - Todos os Direitos Reservados - 2025 - Telefones - 19 - 98319-3940 - 3308-0722

bottom of page