top of page

Milton Paes - 24/05/2024

O combate à criminalidade no distrito do Ouro Verde é uma reivindicação dos moradores de uma região que reúne aproximadamente 240 mil pessoas em 140 bairros. A novidade é que o distrito ganhará cinco novos pontos de monitoramento por câmeras, que somados aos três já existentes somam oito câmeras, formando uma muralha digital e um verdadeiro cinturão de segurança com monitoramento 24h registrando entrada e saída de veículos no distrito.

Como funciona 

As câmeras são capazes de identificar instantaneamente se o veículo,  seja carro, moto, caminhão ou ônibus, tenha queixa de furto, roubo ou registro de qualquer outro tipo de crime. Quando esse veículo passa pelo ponto monitorado pelo Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), caso exista qualquer irregularidade, a guarda municipal é acionada e o veículo pode ser interceptado. Muitos crimes cometidos em Campinas já foram solucionados utilizando as imagens dessas câmeras.

Emenda impositiva

Com emenda impositiva destinada pelo vereador Rodrigo da Farmadic (União) ao orçamento municipal será possível a aquisição e instalação dessas câmeras de monitoramento no valor de R$ 150 mil. Para o parlamentar, as câmeras criam uma sensação de segurança e inibem a entrada no distrito do Ouro Verde de qualquer veículo suspeito e o criminoso sabendo desse monitoramento deve evitar a entrada na região. "Uma das prioridades do meu mandato como vereador e representante do Ouro verde é melhorar a segurança da população. A instalação dessas câmeras é um grande passo pra diminuir os índices de criminalidade.  A indicação desta emenda impositiva foi muito importante para essa  ação", conclui.

Cidade mais segura

O secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, disse que a Prefeitura de Campinas vem investindo em tecnologia para melhorar a segurança no município e tem contado com o apoio dos vereadores por meio da destinação de recursos através de emendas impositivas para tecnologias de Inteligência, como a compra de câmeras OCR. "O sistema é compartilhado com outras Forças de Segurança e isso proporciona mais segurança para a população e ajuda na elucidação de crimes. A instalação destes equipamentos já vem proporcionando resultados e reduzindo os índices criminais. No ano passado, Campinas conquistou a 4ª posição como cidade mais segura na categoria dos municípios com mais de um milhão de habitantes. O uso destas tecnologias, combinadas com as ações opera- cionais e a integração com as polícias Civil, Militar e Federal proporcionam uma cidade mais segura para a população", diz.
A expectativa é de que essas câmeras sejam instaladas ainda neste ano.

bottom of page