Milton Paes - 22/11//2024
Em janeiro deste ano, o Jornal Legal, mostrou que apenas o Ecoponto Vida Nova atende a uma população de 240 mil habitantes em 140 bairros do distrito do Ouro Verde e está localizado na Rua Lídia Martins de Assis, ou seja, no final do distrito. Em função disso, ocorre o descarte irregular de entulhos decorrentes de material de construção, entre outros, por falta de lugares adequados para esse fim.
Janeiro deste ano
Em conversa com o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Dimas Paulella, havia informado ao jornalista Milton Paes do Jornal Legal que seria aberta uma licitação em fevereiro para a instalação de mais 15 ecopontos na cidade, sendo três destinados ao Ouro Verde. Chegando ao final de 2024 e passados 11 meses da publicação da matéria fomos verificar como está o andamento.
O que diz a Secretaria de Serviços Públicos
A Secretaria de Serviços Públicos informa que o plano de ampliar os ecopontos na cidade, sendo três para o distrito do Ouro Verde, continua válido. Uma nova programação está sendo planejada para a implantação desses serviços. A previsão inicial era de abrir a licitação para os novos ecopontos este ano, porém não foi possível, até o momento, por questões financeiras.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, Campinas conta com 16 ecopontos, em diversas regiões. Esses locais recebem, gratuitamente, recicláveis, restos de construção de pequeno porte, móveis, inservíveis em geral. A lista dos endereços: https://campinas. sp.gov.br /secretaria/servicos-publicos/ pagina/limpeza-urbana-dlu-
Os resíduos dos ecopontos são destinados às 13 cooperativas de reciclagem, que também podem receber materiais levados diretamente pela população. A lista de cooperativas: https://campinas. sp.gov.br/secretaria/ trabalho-e-renda/pagina/ cooperativas-de-reciclagem
Segundo a Pasta de Serviços Públicos, Campinas tem um completo sistema de limpeza urbana, além dos ecopontos, como coleta domiciliar na cidade toda; caminhão cata-treco; coleta seletiva; coleta hospitalar e outros mais direcionados à região central, como varrição e lavagem diária de praças e ruas.
A Secretaria de Serviços Públicos também faz limpeza e manutenção nos 45 córregos que cortam a cidade. Importante que a população tenha consciência e não jogue lixo e entulho no chão e nos córregos. O lixo descartado irregularmente, de qualquer volume, é prejudicial porque dificulta o fluxo de água do leito dos córregos, entope bocas de lobo e impede o escoamento de água da chuva pelas galerias pluviais, o que contribui com alagamentos e outros fatores que prejudicam o meio ambiente e a população.
Os cidadãos podem solicitar serviços pelos canais 156, e para denunciar flagrante de descarte irregular, devem acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.