24/06//2025
A Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes foi lançada em 10 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reunindo autoridades do Ministério Público, Tribunal de Justiça, representantes do Governo do Estado, de instituições e profissionais especializados na investigação de crimes digitais. A iniciativa, é liderada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi, que assume a coordenação do grupo de trabalho.
A Frente Parlamentar tem a finalidade de propor e acompanhar ações para prevenir, combater e colaborar com as autoridades no que diz respeito a investigações e prisões de criminosos que aliciam jovens em plataformas na internet, a exemplo de aplicativos como Discord, TikTok e outros aplicativos.
Desde 2023, mais de 100 criminosos foram presos por aliciar crianças e adolescentes na internet. Graças às ações coordenadas pela jornalista Carla Albuquerque, o Instituto Aegis e o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Polícia Civil de São Paulo. ‘‘Mais de 300 vítimas foram salvas e 59 suicídios evitados só neste ano”, ressaltou o deputado Rafa Zimbaldi.
Pelo menos 56 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos morreram ou tiveram ferimentos graves entre 2014 e 2025 ao participar de jogos ou desafios virtuais, segundo o Instituto DimiCuida.
Uma das preocupações também está sobre a saúde mental das crianças e adolescentes por conta da longa exposição a celulares.
A frente parlamentar proposta pelo parlamentar é reflexo do projeto de lei 1193/2019 de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa para criar o Programa Cidadania Digital nas escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo. A proposta do deputado já obteve aval das Comissões e está aguardando para ser votada em Plenário.
* Desde 2023, já foram detidas 117 pessoas envolvidas em crimes em ambiente digital.
* Os resultados são frutos da colaboração do Instituto Aegis junto ao Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.
* O Instituto Aegis (IA) tem operações contra crimes em ambiente digital no Brasil, Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.
* 15 panelas do Discord desmobilizadas.
* Mais de 300 vítimas salvas.
* Mais de 59 suicídios foram evitados em 2025.
* Mais de 15 ataques em escolas foram evitados também em 2025.
56 mortes de crianças e adolescentes
Segundo dados do Instituto Dimicuida, pelo menos 56 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos morreram ou tiveram ferimentos graves entre 2014 e 2025 ao participar de jogos ou desafios online. Entre os comportamentos de risco mais comuns estão práticas de sufocamento, asfixia, apneia e autoagressão.
Saúde mental de crianças e adolescentes
O número de atendimentos relacionados a transtorno de ansiedade no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 3.300%, de 2014 a 2024, entre jovens de 15 a 19 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam ainda que crianças entre 10 e 14 também sofreram com o transtorno na última década, com um aumento de 2.500% em atendimentos.
Segundo as informações, em 2014, apenas 1.534 atendimentos para jovens foram feitos no SUS, enquanto, em 2024, o número saltou para 53.514. Já entre crianças de 10 a 14 anos, houve 1.850 atendimentos em 2014, frente a 24,3 mil no ano passado.

A Frente Parlamentar tem a finalidade de propor e acompanhar ações para prevenir, combater e colaborar com as autoridades no que diz respeito a investigações e prisões de criminosos que aliciam jovens em plataformas na internet
Foto: Crédito - Divulgação