Da Redação - Outubro/2023
Em 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais que também coincide com o Dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. Nossos queridos e amados animais de estimação, merecem todo o nosso carinho e respeito.
Muitas pessoas desconhecem os serviços oferecidos pela prefeitura para cuidar dos bichinhos.
Samu animal
Um dos destaques é o Samu Animal, uma UTI móvel com médico veterinário que atende animais domésticos de rua (cães e gatos), sem tutores, que estão doentes ou sofreram algum acidente. Os animais são avaliados e levados para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Lá, os bichinhos recebem todos os cuidados e assim que se recuperam ficam disponíveis para serem adotados por um tutor que possa cuidar de suas necessidades e lhe dar muito amor e carinho. Todos os bichinhos que estão disponíveis para adoção no DPBEA podem ser conhecidos no Portal Animal: www.portalanimal.campinas.sp.gov.br.
Consultório Veterinário Móvel
O município também tem dois Consultórios Veterinários Móveis, que oferecem atendimento veterinário itinerante e gratuito para cães e gatos em todas as regiões da cidade.
Recentemente a unidade 1 esteve no CRAS Nelson Mandela, no DIC 5. No Castramóvel, além da consulta, o veterinário verifica quais as vacinas que o animal precisa tomar, como a múltipla, por exemplo, e faz a microchipagem dos pets. Veja as datas, horários e o que precisa levar no Portal Animal.
Castração, um ato de amor
A castração, um ato de amor, segundo os veterinários do DPBEA, é outro serviço gratuito oferecido para os animais da população de Campinas. O procedimento garante melhor qualidade de vida e longevidade para os bichinhos, evita fugas, agressividade, ninhadas indesejadas e abandono de filhotes. Os procedimentos são feitos no Castramóvel da Prefeitura e com agendamento. As próximas datas também estão no Portal Animal -www.portal animal.campinas.sp. gov.br.
Grandes animais
O DPBEA ainda cuida de grandes animais, como cavalos, vacas, ovinos, suínos e caprinos que são encontrados em condições de urgência, feridos ou doentes, sem tutores, em vias públicas.
Segundo o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, Campinas tem se destacado na proteção e bem-estar animal. "Mais de 80 cidades já vieram conhecer as nossas políticas voltadas aos animais", contou. Ele também ressalta a importância e a responsabilidade de cada tutor. "A decisão de ter um animal não é uma decisão qualquer. Precisa ser muito bem pensada. O tutor é responsável por aquela vida e há uma legislação que protege esse animal", ressaltou.
Fiscalização de maus tratos
O município de Campinas também realiza um trabalho de fiscalização de maus tratos a animais. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156. Uma equipe de fiscalização da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental do Verde realiza esse trabalho.