Gari compositor do Ouro Verde realiza sonho
Milton Paes - 23/04/2024
No ano em que o Jornal Legal completa 20 anos e em toda a sua existência, além de informar e lutar pelos direitos dos moradores do distrito do Ouro Verde, também tem contado histórias e revisitado o passado. Em novembro de 2015, ou seja, há quase nove anos, a gente contava a história do varredor de rua, Manoel Rodrigues Lobo, conhecido como "o cantor das ruas".
Naquela ocasião, dois de seus sonhos eram conhecer o cantor Amado Batista e gravar um CD. O gari procurou o Jornal Legal para dizer que tinha realizado seu sonho depois de todos esses anos, o de conhecer o cantor Amado Batista. Hoje, o varredor de rua Manoel Rodrigues, com 52 anos, morador do Parque Dom Pedro, no distrito do Ouro Verde, casado há 29 anos com Helena, pai de Ângela e trabalhando há 22 anos na empresa Camp Ambiental em Campinas, agradece muito a Deus por tudo de bom em sua vida. E comemora muitos sonhos alcançados.
TV paga com galinha
Ele lembra de um de seus sonhos quando morava em um sítio no interior da Bahia. "Era um sonho que eu tinha de 28 anos atrás quando eu morava na Bahia. O meu cunhado estava vindo para Ourinhos, em São Paulo, vendendo na época uma televisão pequena, mas a gente morava no sítio e não tinha energia. A televisão bem pequena era a pilha. Eram quatro pilhas e as pilhas eram muito caras. Naquela época as condições da gente eram muito fracas. Minha mãe pagou meu cunhado com uma parte em dinheiro e mais três galinhas", lembra Manoel.
Segundo o varredor de rua, quando a televisão foi comprada, as pessoas lotavam sua casa para ver TV. "Eu gostava muito de assistir o programa do Ratinho. Teve um dia de sexta-feira que o Ratinho pegou e jogou um sapato dele no 'Sombra' e eu falei para o povo: um dia eu ainda vou conhecer esse Ratinho e esse 'Sombra' e graças a Deus no dia 19 de fevereiro de 2024, Deus realizou esse sonho", vibra. Ele cantou sua música "Minha vizinha" em rede nacional de TV pelo SBT.
30 composições
Manoel Rodrigues disse que possui 30 composições de sua autoria. Em seu canal no YouTube, ele destaca três canções mais ouvidas: "A loira do carrão", "Minha vizinha" e "A culpa foi sua".
O sonho realizado
Nesse período de quase nove anos "o cantor das ruas" conseguiu realizar muitos sonhos. Além de participar do programa do Ratinho, Manoel também participou do programa de Rodrigo Faro, na Record TV, conheceu o cantor Frank Aguiar e também o cantor Amado Batista que era o seu grande desejo.
"O Charlão Sertanejo me ajudou a realizar esse sonho de conhecer o cantor Amado Batista. Eu estava trabalhando perto do Campo da Ponte Preta e ele me ligou e perguntou: Manoel você está trabalhando? Eu falei tô e ele falou tira uma foto de você de gari e manda para mim. Eu tirei a foto, mandei e ele mandou para o Maia, dono do Chapéu Brasil, e disse Maia vamos ajudar a realizar o sonho desse menino de conhecer o Amado Batista e foi um encontro maravilhoso", conta com alegria.
Manoel Rodrigues chegou no Chapéu Brasil às 17h. Neste dia, também se apresentaram os cantores Léo Magalhães e Pablo do Arrocha. Amado Batista subiu ao palco às 3 da madrugada, mas valeu muito a espera!
Gravar música
Conseguiu gravar a primeira música com a ajuda do Jura Jr, da rádio Central, por meio da Sant'Angel Produção. No dia 18 de março deste ano foi convidado para participar do Café com Gi Scheffer no canal VV8TV de Valinhos.
Um outro sonho
O gari, compositor e cantor, Manoel Rodrigues, varre as ruas na região dos Hospitais Mário Gatti e Samaritano, nas Avenidas Aquidabã e Marechal Carmona e tem outro sonho. "Agora pretendo ter a minha casa própria, mas tudo no tempo de Deus", conclui.