>> Quais foram as conquistas? O que precisa ser melhorado?
Veja o que disse a prefeitura, a subprefeitura e a administração regional 12
22/09/2025
Neste mês de setembro o distrito do Ouro Verde completa 10 anos. A reportagem do Jornal Legal também entrou em contato com a prefeitura para ter um balanço das ações e detalhes do funcionamento e da estrutura do distrito atualmente.
A subprefeitura
A Subprefeitura é ligada à Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela gestão de manutenção, zeladoria e serviços nos bairros do distrito. Segundo a prefeitura, as equipes executam reparos, obras de pequeno e médio porte em guias, sarjetas, calçadas públicas, passarelas; roçagem, limpeza de margem de córrego; retirada de descarte irregular; manutenção de asfalto, de galerias pluviais e bocas de lobo; manutenção em vias de terra; entre outros serviços.
A Subprefeitura também conta com o Agiliza, que oferece diversos serviços, de forma descentralizada, no distrito, como:
*156 (solicitações de serviços e orientações);
*Protocolo Geral (solicitações gerais ao município); Sanasa (água e esgoto); *Porta Aberta (finanças); Procon (defesa do consumidor);
*CPFL (energia); Juventude Conectada (cursos);
*CPAT (empregos); Emdec (apenas cadastro e recadastramento de PAI, idoso ou pessoa com deficiência);
*Cohab (habitação).
Porque os equipamentos da AR 12 estão sucateados e não foram ampliados
com a criação do distrito?
‘‘O maquinário e os equipamentos utilizados pela Administração Regional são terceirizados, portanto, estão em bom funcionamento para atender às demandas necessárias, não estão sucateados’’, afirmou a prefeitura.
Como a população pode solicitar serviços?
As demandas da população podem ser solicitadas pelos canais 156. (https://campinas.sp.gov.br/sites/156/canais-de-atendimento) ou diretamente no Agiliza. (https://campinas.sp.gov.br/sites/agiliza/agiliza-campinas-unidades)
Quais foram os benefícios e melhorias realizados no distrito?
‘‘O distrito do Ouro Verde recebeu diversos benefícios e melhorias em várias áreas. Foram cons- truídas quatro creches Espaço do Amanhã, nos bairros Chácaras Santa Letícia, DICs 1 e 4, e também Residencial Città di Firenze.
O distrito também ganhou uma unidade do Ceprocamp, que disponibiliza cursos profissionalizantes a 208 turmas e 3.230 alunos.
Na mobilidade urbana, a população também ganhou mais facilidade no transporte com corredor do BRT, de 14,6 km, e o novo Terminal Vida Nova.
No Ouro Verde, as obras melhoraram a infraestrutura e a qualidade de vida dos cidadãos. Sete bairros e diversas ruas em núcleos foram pavimentados, os quais receberam sistema de drenagem e asfalto; e 30 km de vias foram recapeadas, quando a camada superficial do asfalto é substituída por uma nova capa, o que renova o pavimento.
A população também passou a contar com 25 áreas de lazer e praças, com equipamentos de esportes como quadra, academia ao livre, parque infantil, paisagismo e nova iluminação.
No distrito também foram implantadas, até o momento, 15 mil mudas de árvores, incluindo três microflorestas urbanas, para combater pontos de ilhas de calor, filtrar o ar e servir de abrigo à fauna da cidade, informou a prefeitura.
Porque tanta demora para instalação da base dos bombeiros no distrito, já que a verba está disponível desde 2023?
‘‘Em relação aos Bombeiros no distrito, a Prefeitura já destinou terrenos e vai elaborar projetos para as construções das bases do Corpo de Bombeiros nos distritos do Campo Grande e do Ouro Verde. Com relação ao cartório, a responsabilidade pela instalação é do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo’’, concluiu a prefeitura.
Subprefeito
O subprefeito Celso Alvarenga, também falou ao Jornal Legal sobre os 10 anos do distrito. ‘‘O que eu tenho que falar do distrito do Ouro Verde é progresso, a palavra de definição, é progresso, várias demandas, regularização dos bairros, pavimentação de vários bairros.
As demandas de várias praças, como a do DIC 5, DIC 6 que teve várias melhorias, como pintura, fechamento com alambrado.
Estamos realizando o piso intertravado nos canteiros da Avenida Suaçuna, realizamos também o plantio de várias árvores com as micro florestas.
Nosso comércio está em alto crescimento.
Agora temos desafios a serem superados, como a construção das marginais da Santos Dumont, também a duplicação das Avenidas Mercedes Bens e Smith Vasconcelos, além dos bombeiros e o cartório que precisa sair do papel.
Esperamos que em breve isso se torne uma realidade’’, afirma o Subprefeito.
A sub prefeitura está instalada na Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Horto Shopping Ouro Verde, Jardim Cristina, telefone (19) 3733-7535 .
Regional 12
O administrador da AR12, José Maria dos Santos Coca, também falou a nossa reportagem sobre os avanços e desafios do distrito.
‘‘O maquinário é praticamente o mesmo de quando eu cheguei em 2017, eu converso com meu coordenador, o secretário e também o vereador Rodrigo da Farmadic, que me ajudam a suprir as necessidades.
O que mais está complicado na região, é a questão do lixo, é muito lixo e muito entulho, jogados em terrenos, então seria preciso mais ecopontos para ter esse descarte.
O catatreco funciona muito bem e tenho também o apoio do DLU (Departamento de limpeza e Urbanismo) que sempre vem na região fazer mutirão de limpeza.
Recebo massa asfáltica constantemente, tenho tido um bom apoio porque esta região é maior que muitas por aí, nós damos maior prioridade para as ruas que tem maior fluxo de veículos e afluentes de avenidas para realizar esse serviço’’, informou o administrador.
A AR 12 está localizada na rua Igaci, 124 - Jardim Cristina, fone (19) 3224-7677.
