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Milton Paes - 29/08/2024

O Jornal Legal tem cumprido com a sua linha editorial de prestação de serviços, de cobrar e acompanhar o andamento de obras que são importantes e fundamentais para a população do distrito do Ouro Verde.

 

Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães

Em agosto do ano passado, o secretário de Infraestrutura de Campinas, Carlos José Barreiro, anunciou ao jornalista Milton Paes duas importantes obras no distrito.

 

Uma delas,  a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, que liga o Ouro Verde ao Campo Grande, cortando os bairros Ouro Preto, Projeto Uruguai, São Judas Tadeu e Satélite Íris, desembocando na Avenida John Boyd Dunlop, muito utilizada por moradores dos distritos que esperam pela duplicação desde 2016.

 

A Secretaria de Infraestrutura tem um projeto sendo elaborado para conclusão da drenagem e duplicação da avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães. A previsão dada pelo secretário seria de iniciar a obra no começo deste ano. Foi dito na época.

 

Justificativa da não execução da obra 

Voltamos a conversar com o secretário  para saber o porque da obra não ter começado. A justificativa apresentada pelo secretário Carlos Barreiro ao jornalista Milton Paes foi de que devido à grande demanda de projetos na Prefeitura de Campinas, o projeto foi terceirizado e por isso atrasou um pouco.

 

"Ele está em fase de  finalização agora porque já está sendo desenvolvido há algum tempo e nós pretendemos finalizar o projeto e pensar em como vamos executar essa obra porque é importante , mas é um investimento bastante elevado", disse.


No entanto, declarou que pretende pensar na execução dessa obra a partir de 2025. "Primeiro precisa finalizar o projeto para ver o valor exato da obra para ver como vai viabilizar", completou.

Reforma no Pronto Socorro Infantil

Outra obra anunciada pelo secretário José Barreiro em agosto do ano passado foi sobre a licitação para uma grande reforma no Pronto Socorro Infantil do Hospital Ouro Verde. Também não ocorreu. Carlos Barreiro explicou que o projeto foi feito pela Secretaria de Infraestrutura, Hospital Ouro Verde e pela Rede Mário Gatti que administra a unidade hospitalar.

 

"O projeto ficou pronto. Por incrível que pareça, surgiram algumas demandas novas porque as coisas evoluem. É natural isso. 

Novas demandas

Surgiram algumas demandas novas do próprio pessoal do hospital. Em função dessas demandas, nós estamos fazendo um pequeno ajuste no projeto. Essa obra vai ser feita porque é um recurso que já está assegurado", garantiu o secretário.


Segundo o secretário, as demandas se referem à inserção de uma sala vermelha que não tinha no projeto original e o sistema de climatização. "A sala vermelha trata com procedimentos mais específicos. Outra questão que precisa ser feita é uma climatização centralizada. Depois da pandemia, o processo de climatização, que é o ar-condicionado, não pode mais ser individualizado. Tem que ser centralizado o processo para que ocorra troca de ar no ambiente por causa da Covid", explicou.

Nova obra

O secretário, anunciou que os moradores do distrito serão beneficiados por uma obra em uma ligação com o distrito do Campo Grande, na Avenida Nelson Ferreira de Souza. "Nós estamos fazendo uma ligação entre Ouro Verde e Campo Grande bastante importante e esse projeto já está pronto" , assegurou.


Barreiro disse que falta apenas resolver um problema de desapropriação de uma área do Estado na Avenida Nelson Ferreira de Souza. "Nós vamos fazer pavimentação naquele trecho, que hoje é de terra e que fica depois da ponte do rio Capivari, então nós vamos chegar no Ouro Verde, com essa avenida totalmente pavimentada. Vamos fazer uma extensão até o Ouro Verde e uma pista de mão dupla. Essa obra vai sair com certeza, pois já temos o recurso. Essa obra deve ficar entre R$ 9 e R$ 10 milhões", justificou.


De acordo com o secretário e sem saber informar o valor do recurso, o montante para realização da obra virá do Governo Federal através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Marcos Pereira (Republicanos).

Finalização do BRT

Durante a entrevista ao Jornal Legal o secretário Carlos José Barreiro garantiu que está finalizando a obra do BRT em outubro e entregará 100% pronto em novembro. Trata-se do lote 4 do BRT, que corresponde ao Ouro Verde. O viário desse lote, que é a pavimentação, já está totalmente pronto. Falta concluir a estação Capivari, no sentido bairro, da avenida Ruy Rodrigues, próximo ao Atacadão. Também faltam os três terminais: Santa Lúcia, em frente a Havan; Ouro Verde em frente ao hospital e Vida Nova, que é a última. "Esses três terminais estão em fases diferentes. Santa Lúcia é só a Central de Controle Operacional, que está faltando concluir e está em andamento. O terminal Ouro Verde é a finalização das passarelas e ajuste das plataformas. O terminal Vida Nova é a parte de acessibilidade. Tudo isso ficará pronto até o mês de outubro. A partir de novembro, 100% do BRT concluído e operacional", garantiu.

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