top of page

17/06/2024

Com estoques de sangue 20% abaixo do ideal, o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, é um chamamento para a necessidade de ampliação dos estoques disponíveis no Hemocentro da Unicamp responsável por atender o Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas.


Com a chegada do tempo mais frio, o ritmo de doações caem. Desde o início de junho, o Hemocentro trabalha com a campanha “Quem doa sangue é medalhista de ouro”, inspirada pelas Olimpíadas de Paris.

Onde doar

As doações podem ser feitas no Hemocentro na Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados).


Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália, de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados).

Quem pode doar

- Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde;
- Menores de idade precisam do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez;
- Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas;
- Não pode fumar até duas horas e duas horas depois da doação;
- O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço
Outras dúvidas sobre requisitos para doar podem ser tiradas no link https:// www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/.

bottom of page