21/06/2026
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe e contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), devido o aumento do número de pacientes com sintomas respiratórios buscando atendimento na atenção básica e nos hospitais da rede municipal da cidade.
Nas últimas seis semanas o aumento foi de 60,6% nos centros de saúde.
Já na Rede Mário Gatti, que inclui as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais Mário Gatti, Mário Gattinho e Ouro Verde, houve alta no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na comparação entre janeiro e maio, a alta foi de 254,38%.
Além disso, nos últimos 60 dias, apenas no Hospital Mário Gattinho ocorreram 2.292 atendimentos pediátricos por sintomas respiratórios leves.
Crianças são mais vulneráveis
As crianças tem maior vulnerabilidade para a SRAG hospitalizada. Foram registrados 352 casos entre janeiro e junho de 2026 no Mário Gattinho. Cerca de 78% ocorreram em crianças menores de 5 anos, com uma maior concentração em menores de 1 ano (178 casos).
Vacinação contra gripe ampliada
A Secretaria de Saúde de Campinas ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade desde o dia 1º de junho. As doses estão disponíveis nos 69 centros de saúde e na Igreja Divino Salvador, no Cambuí (confira todos os endereços e horários no site vacina.campinas.sp.gov.br). A campanha segue até o final do mês.
Para ser vacinado, basta apresentar a carteira de vacinação (se tiver) e um documento de identificação com foto. Não é necessário agendamento. As crianças e os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis ou levar autorização.
Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina da gripe pode ser administrada de forma simultânea a outras vacinas do Calendário Nacional. O imunizante garante proteção individual e ajuda a diminuir a transmissão do vírus.
VSR
A imunização de bebês prematuros menores de 6 meses e crianças com comorbidades com menos de 2 anos contra o VSR, principal causa de bronquiolite e pneumonia grave nos primeiros anos de vida, já começou. A imunização acontece nos Centros de Saúde (CSs) e maternidades conveniadas da Prefeitura.
Campinas também oferta a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos ao bebê durante a gestação. Nesses casos, a vacina está disponível em todos os Centros de Saúde e não é necessário realizar agendamento.
Outros cuidados
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados para evitar doenças respiratórias:
-
lavar as mãos frequentemente;
-
manter os ambientes arejados e adotar a etiqueta respiratória;
-
usar máscara se tiver sintomas;
-
manter-se hidratado;
-
ter uma alimentação saudável.
Teleatendimento 24 horas para as crianças
Agora também, está disponível para pacientes do SUS municipal o teleatendimento pediátrico 24 horas por meio do WhatsApp (19 95871-0027).
Por meio do aplicativo, responsáveis pela criança falam diretamente com enfermeiros e pediatras, informam os sintomas dela e recebem orientações e até prescrição de medicamentos, se necessário.